quarta-feira, 25 de abril de 2012

Definição dos diferentes tipos de abuso.

ABUSO FÍSICO: quando, ao exame físico, há a presença de lesões corporais.
ABUSO EMOCIONAL: quando há dano ao psiquismo da vítima através de permanente hostilidade, frieza e rejeição em relação à mesma.
NEGLIGÊNCIA: atos de omissão do adulto responsável, que não provê adequadamente os nutrientes para o corpo e para o psiquismo, ou não oferece supervisão e proteção adequada, não estando física e emocionalmente disponível para a criança ou adolescente.
MAUS TRATOS SOCIAIS: envolvem a esfera social e institucional como prostituição infantil, exploração do trabalho e tráfico de crianças, o não oferecimento igualitário de políticas básicas e oportunidades de participação social, alimentação, etc.
ABUSO SEXUAL: situação em que a criança ou adolescente, é utilizado para satisfação sexual de um adulto, de outra criança maior ou de um adolescente mais velho, através de relações de poder que podem incluir carícias, manipulação de genitália, mama ou região anal, exploração sexual, abusos verbais, pornografia e exibicionismo, até o ato com ou sem penetração, com ou sem violência.
 
Artigo:Maus tratos na infância .Análise de 100 caso;acesso24/04/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário